Mais de 100 milhões de meninas podem ser obrigadas a casar, durante a próxima década, indica um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância. as menores entre os 10 e 14 anos correm maiores riscos de vida
Mais de 100 milhões de meninas podem ser obrigadas a casar, durante a próxima década, indica um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância. as menores entre os 10 e 14 anos correm maiores riscos de vida De acordo com a UNICEF (agência da ONU dedicada à infância), um terço das mulheres, entre os 20 e 24 anos de idade, foi obrigada a casar antes dos 18 anos. Um dos grandes perigos do casamento forçado é a maternidade precoce. Todos os anos, mais de 145 milhões de meninas são mães, apesar de muitas não estarem preparadas para a responsabilidade, adianta a Rádio das Nações Unidas. Há também que ter em conta os riscos que uma gravidez na juventude pode trazer à saúde da adolescente.
Marta Santos Pais, representante especial da ONU sobre Violência contra Crianças, debruça-se sobre o drama das menores obrigadas a casar: as raparigas «ficam dependentes da autoridade do marido e da família do marido, sem acesso à educação e sem poder contribuir para o desenvolvimento da família e da sociedade. a especialista refere ainda os «riscos gravíssimos no momento do nascimento da criança, tendo em conta que ainda são muito novas para terem uma criança.
Segundo a UNICEF, as menores entre os 10 e 14 anos correm cinco vezes mais riscos de morrer durante a gravidez do que as mulheres na casa dos 20 anos. a maioria das raparigas sujeitas aos casamentos forçados provém das camadas mais marginalizadas e vulneráveis da sociedade. as meninas acabam por ficar isoladas e separadas das suas famílias.