O testemunho, aliado à palavra, cativa as pessoas de boa vontade, mesmo aquelas que não comungam da mesma fé.com 30 dias de pontificado decorrido, o Papa Francisco já fez renascer a esperança em milhões de pessoas
O testemunho, aliado à palavra, cativa as pessoas de boa vontade, mesmo aquelas que não comungam da mesma fé.com 30 dias de pontificado decorrido, o Papa Francisco já fez renascer a esperança em milhões de pessoasÉ interessante a forma como Deus providencia os acontecimentos. Quer acreditemos ou não, a verdade é que o acaso não existe; apenas a própria palavra o personifica. após a surpresa da renúncia de Bento XVI, com todas as apreensões que daí resultaram, eis que o Colégio Cardinalício elege o novo Papa em tempo recorde, mais uma vez, em desacordo com as previsões dos doutos seguidores destas coisas. Foram buscar um papa ao fim do mundo, disse Jorge Bergoglio, até então arcebispo de Buenos aires e que adotou o nome de Papa Francisco, assumido pela primeira vez pelo bispo de Roma, mas explicado pelo próprio pontífice como sendo um preito ao santo dos pobres, Francisco de assis.
De fato, o desapego aos valores, a humildade, a procura da convivência com os outros, são virtudes patentes no dia a dia do Pontífice e que começam a cativar os poderosos, mas sobretudo os mais simples. Discreto, sem dar nas vistas, vai paulatinamente pondo em prática as linhas mestras que definiu para o seu pontificado, quer na condução da barca apostólica, quer ainda na renovação de outros setores da Igreja. as suas intervenções em prole da paz e dos mais desfavorecidos já se fizeram ouvir, assim como mensagens de orientação para o interior da Igreja católica. Parece mais nítida a continuidade na tentativa da renovação encetada anteriormente pelo Papa emérito, mas que não alcançou a totalidade dos objetivos desejados.
Francisco criou um comité de oito cardeais para o aconselharem nas reformas da Cúria (Estado do Vaticano). Os cardeais escolhidos são de Itália, Chile, Índia, alemanha, República Democrática do Congo, Estados Unidos, austrália e Honduras, sendo um arcebispo italiano que funcionará como secretário do grupo. a primeira reunião formal do comité está prevista para outubro próximo, mas o pontífice já está em contato com estes cardeais, segundo informação veiculada ontem, 13 de abril, pelo Vaticano. Ou seja, o Papa confiou a oito cardeais o estudo das reformas necessárias ao melhoramento do governo da Igreja, que em tempos recentes foi bastante criticada a vários níveis, entre eles o financeiro, no caso do Instituto para as Obras da Religião (o banco do Vaticano), cujas transações foram bloqueadas pelo Banco de Itália por falta de respeito das normas que visam impedir que os bancos sejam usados para lavar dinheiro.
Mas há ainda outro fato novo revelado por José Policarpo, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, na última assembleia que decorreu em Fátima: o desejo formulado pelo Papa no sentido da consagração do seu ministério petrino a Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a resolução da Conferência o pedido será satisfeito publicamente nas cerimónias do próximo dia 13 de maio. É mais um gesto de amor do filho para com a Mãe, tal como os seus predecessores na cátedra de Pedro. O testemunho que o Papa Francisco dá continuamente no exercício do seu múnus é importante, corresponde ao dever de um missionário, seja ele consagrado ou não, e encerra o verdadeiro espirito do Ressuscitado na sua perspetiva de salvação do ser humano.