«Todo o processo de desenvolvimento turístico deve socorrer-se de uma afirmação identitária que se forme em torno de contributos internos e externos, constituindo um sinónimo de inovação e criação»
«Todo o processo de desenvolvimento turístico deve socorrer-se de uma afirmação identitária que se forme em torno de contributos internos e externos, constituindo um sinónimo de inovação e criação»Estamos no verão e com ele chegam as tão desejadas férias. Para muitos, as férias de verão são associadas ao turismo de sol e praia. Contudo, o turismo que mais tem vindo a crescer é o cultural, principalmente o proveniente dos mercados emergentes não-europeus que aqui se deslocam pela nossa herança cultural. a Europa cada vez mais tem consciência desta realidade, procurando valorizar os seus patrimónios (Centros Históricos, Museus e Igrejas, entre outros). De facto, o património pode ser visto como uma área de obtenção de emprego, mais ou menos especializado, e, sobretudo, pode servir como um meio de coesão social. Ou seja, a valorização patrimonial de uma determinada área, pode servir para a autoestima de uma população, criando um sentimento de pertença, aumentando-lhe a qualidade de vida. Um dos mais destacados patrimónios europeus, é o património religioso. a ele afluem quer turistas religiosos, quer culturais. a Igreja Católica reconhece a sua importância e vê no turismo uma forma de evangelização pela arte. Bento XVI, na sua mensagem por ocasião do VII Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, realizado em Cancun, no ano passado, alertava para a necessidade de coordenação e planeamento nas relações entre património religioso e turismo, de forma a não perturbar ou secundarizar a sacralidade dos espaços religiosos: É importante cuidar do acolhimento e organizar as visitas turísticas sempre dentro do respeito devido ao lugar sagrado e à função litúrgica que foi, e continua a ser, o destino principal para que nasceram muitas destas obras. assim sendo, todo o processo de desenvolvimento turístico deve socorrer-se de uma afirmação identitária que se forme em torno de contributos internos e externos, constituindo um sinónimo de inovação e criação. O turismo passa cada vez mais por uma aposta na divulgação da sua história. a sua ligação à cultura é fortemente reconhecida pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Nestas férias, seja um turista cultural e religioso. Boas férias!*Diretor do Museu de arte Sacra e Etnologia