O Papa Bento XVI foi convidado para uma visita à Turquia em 2006, disse o ministro dos negócios estrangeiros.
O Papa Bento XVI foi convidado para uma visita à Turquia em 2006, disse o ministro dos negócios estrangeiros. O estado turco é secular mas a sua povoação é predominantemente muçulmana. O ministro dos negócios estrangeiros disse que o presidente ahmet Necdet Sezer convidou o Papa para visitar a Turquia em 2006 para fortalecer o diálogo entre as religiões.
O patriarca da igreja ortodoxa Bartolomeu também já tinha convidado o Papa para uma visita ao país este ano, mas houve informação de que o governo de ankara não estava muito feliz com o período escolhido.
a Turquia está a tentar fortalecer os seus laços com a Europa enquanto um forte debate continua à volta do pedido de ankara para fazer parte da União Europeia.
ainda antes de ser Papa, o então cardeal Ratzinger defendeu que a Turquia não devia ser admitida na União. Numa entrevista a um jornal afirmou que uma Turquia predominantemente muçulmana não seria compatível com a cultura europeia.
No entanto, o Papa clarificou que quer chegar a outros cristãos e agora as autoridades já aprovaram o convite do patriarca Bartolomeu. Uma visita à igreja com sede em Istambul daria continuação ao esforço de João Paulo II para pôr fim às diferenças com os cristãos ortodoxos, que os separaram de Roma à quase mil anos.