as agências humanitárias vão restabelecer um dos projectos de alívio da pobreza com mais sucesso no Nepal. Este projecto tinha sido suspendido em protesto contra abusos dos rebeldes sobre funcionárias.
as agências humanitárias vão restabelecer um dos projectos de alívio da pobreza com mais sucesso no Nepal. Este projecto tinha sido suspendido em protesto contra abusos dos rebeldes sobre funcionárias. O pior caso de abuso tinha acontecido no projecto Trabalho na Infra-estrutura Rural Comunitária (TIRC), no distrito de Kalikot. Debkala acharya foi seriamente ferida em Fevereiro depois de ter sido brutalmente espancada pelos rebeldes, que há nove anos conduzem uma campanha armada contra o estado e controlam grande parte da área rural do país.
Em resposta, os promotores do projecto, a agência alemã para o Desenvolvimento, o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DBDI), a agência de Cooperação Holandesa e o Programa Mundial de alimentos das Nações Unidas, decidiram suspender o projecto até receberem uma desculpa formal dos rebeldes e o seu compromisso de assegurar a segurança dos funcionários.
as agências humanitárias asseguraram à imprensa que os rebeldes maoístas pediram desculpas e garantiram a total segurança dos funcionários do TIRC. Recebemos a garantia dos maoístas de que iam respeitar a Guia Básica Operacional (GBO), disse o vice-presidente das operações do DBDI no Nepal, Robert Smith.
a GBO fornece um código de conduta para programas de desenvolvimento, o estado e as agências têm o direito de suspender ou terminar os seus programas no caso de não haver um ambiente de trabalho seguro.
as agências humanitárias têm esperança de que os rebeldes mantenham a sua promessa e esperam recomeçar dentro de umas duas semanas, depois do grande festival Hindu do Nepal.
Com sede nos distritos mais pobres do país, o TIRC ajuda a melhorar a vida das famílias através do seu esquema de comida por construção de estradas. Cerca de 100 mil aldeãos beneficiam do projecto só em Kalikot, um dos distritos mais pobres do Nepal onde a comida insuficiente causa má nutrição e altos níveis de mortalidade.