Projeto internacional de robótica para pessoas na terceira idade conta com a parceria da Cáritas de Coimbra. a expetativa é que este projeto contribua para o bem estar dos idosos, ajudando-os a manterem-se ativos
Projeto internacional de robótica para pessoas na terceira idade conta com a parceria da Cáritas de Coimbra. a expetativa é que este projeto contribua para o bem estar dos idosos, ajudando-os a manterem-se ativos a Cáritas Diocesana de Coimbra é agora parceira num projeto internacional de robótica para idosos. Por estar interessada nas novas tecnologias de apoio à população sénior, que contribuam para melhorar a sua qualidade de vida e fomentar o envelhecimento ativo, a organização está a participar no GrowMeUp.
O projeto foi criado para aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que servirá para apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. O projeto é cofinanciado pela União Europeia e estão envolvidos oito parceiros de seis países, liderados pela Universidade de Coimbra.
O GrowMeUp permite interagir com as pessoas idosas de uma forma mais humana, lidando com as suas necessidades e hábitos, adaptando dinamicamente as suas funcionalidades e aumentando assim a qualidade do serviço prestado ao longo do tempo, compensando a constante deterioração das capacidades cognitivas inerentes a pessoas na terceira idade, lê-se num comunicado da Cáritas Coimbra.
O robô será equipado de um sistema de diálogo inteligente, detetará emoções demonstradas ao longo do diálogo, será capaz de manter interações e de construir laços com as pessoas. Neste projeto, a Cáritas de Coimbra coordena os trabalhos relacionados com a ética e a deontologia e participa na experimentação desta tecnologia junto da população sénior. a avaliação do sistema GrowMeUp será realizada em projetos piloto na Cáritas de Coimbra e na Orbis (Holanda), durante seis meses.