Vários missionários de Braga vão partir para a paróquia de Pemba, em Moçambique, onde terão contacto com os problemas locais, como abandono escolar, prostituição, consumo de álcool e drogas e «desentendimentos» com a polícia
Vários missionários de Braga vão partir para a paróquia de Pemba, em Moçambique, onde terão contacto com os problemas locais, como abandono escolar, prostituição, consumo de álcool e drogas e «desentendimentos» com a polícia Uma equipa missionária da arquidiocese de Braga, formada por um sacerdote e entre dois a quatro leigos, vai assumir, ao longo de um ano, uma paróquia em Pemba, em Moçambique. Os missionários vão trabalhar nas áreas da pastoral, da educação e da saúde. De acordo com Tiago Freitas, sacerdote da arquidiocese de Braga, aquela missão deve ter início no final deste ano, estendendo-se pelo período de um ano, mas pode ser renovada, com outras equipas.
Neste momento, estão abertas as candidaturas para os interessados em integrarem esta missão, estando marcada, para 27 de junho, uma reunião com os inscritos. Os candidatos que vierem a ser selecionados terão formação antes da partida para o local de missão. além da dinamização da pastoral, a equipa irá ainda trabalhar as áreas da educação e da saúde, disse Tiago Freitas, citado pela agência Lusa.
Esta missão em Moçambique acontece no âmbito de um acordo de cooperação entre a arquidiocese de Braga e a diocese de Pemba. Depois de há pouco tempo se ter descoberto que em Pemba existe gás, petróleo, pedras preciosas e grafite, os problemas emergentes no local são um maior abandono escolar precoce, prostituição, consumo de álcool e drogas e desentendimentos com a polícia, disse Sara Poças, do Centro Missionário arquidiocesano de Braga.
a diocese de Pemba tem o dobro dos residentes da arquidiocese de Braga, mas esta tem três vezes mais católicos. Em Pemba, não são maioritariamente católicos, há uma grande ligação, nomeadamente, com os muçulmanos, explicou Jorge Ortiga, arcebispo de Braga. Para o prelado, também tem muito a receber de Pemba, com este acordo de cooperação.