Chama-se Schola Cantorum é o coro infantil do santuário de Fátima e é constituído por sessenta crianças. Conheça melhor este projecto.
Chama-se Schola Cantorum é o coro infantil do santuário de Fátima e é constituído por sessenta crianças. Conheça melhor este projecto. O Schola Cantorum é o coro infantil do Santuário que existe ainda há pouco tempo e tem começado a participar nalgumas celebrações do santuário. Na sexta-feira, 13 de Janeiro, as sessenta crianças que o compõem deram um outro colorido à recitação do Rosário, na Capelinha das aparições.
Não foi a primeira vez que participaram na recitação do terço e é comum ouvi-los a acompanhar na eucaristia quando a temática é infantil, nomeadamente a peregrinação das crianças em Junho ou a celebração do dia dos beatos, em Fevereiro.
São crianças pequenas, as de menor idade têm entre quatro e cinco anos quanto as mais velhas têm 12 anos. O coral pretende abranger uma faixa etária dos 4 aos 16 anos.
Ora precisamente por serem crianças muito pequenas “quando chegam a uma celebração, para elas é tudo novo”, adianta o maestro Paulo Lameiro.
“Os mais pequenos vão participando só para ver o que acontece”, nomeadamente ritmos, o tempo de duração da celebração e até mesmo outros pormenores mais comezinhos: do não poder falar ou lanchar. Convém não esquecer que são crianças.
O coro deve estar no seu primeiro ponto de trabalho daqui a 3 anos, estando actualmente no segundo ano de trabalho, salienta Paulo Lameiro. Para ganharem outra experiência de actuação, momentos como a recitação do terço ou a participação na eucaristia revestem-se de maior importância. “Sempre com o objectivo de proporcionar ás crianças o ritmo e a experiência da celebração, em segundo lugar sublinhando as celebrações que são marcadamente infantis, com uma temática infantil”. Estão previstas 12 ao longo do ano.
Ensaios
Ensaiam às terças e sextas-feiras depois das 18h30 e de um dia na escola. Os mais pequenos (com quatro e cinco anos têm um ensaio de duração de uma hora, enquanto que os outros de hora e meia).
aliás, os mais novos, na fila da frente, “estão aqui na primeira fila não estão para cantar mas para se disciplinar”. Depois começam a ouvir o que outros cantam e a acompanhar de cor.
“Trabalhamos com elas, oferecendo-lhes alguma coisa bonita, com qualidade. as crianças são exigentes” afirma o maestro. E de facto, na avaliação deita na aula, logo após a participação no terço souberam avaliar a participação e assinalar o que correu menos bem.
a essência deste coral não é apenas que cantem mas proporcionar-lhes uma experiência única, lúdica, também.
Concertos
além das celebrações litúrgicas, o coro faz, também ” concertos para testar a sua concentração, concertos com outro repertório”.
“aqui (recitação do terço) é cantar um minuto e durante estes quatro minutos (enquanto se reza) eles vão perdendo a colocação da voz vão falando; musicalmente não é possível ter resultados tão válidos como aqueles que vamos tendo em concertos”, dois ou três por ano.
“Este ano estamos a montar um TE-Deum uma obra de quatro vozes, cantado em latim, vão cantar em gregoriano, vão fazer concerto com orquestra, terem solistas, ter alguém a cantar a sério proporciona-se experiência musical rica que desenvolva aspectos musicais que numa possíveis numa celebração e que lhes permita tomar contacto com outras realidades”, explica.
“Imagine o que se passa na cabeça de uma criança a cantar uma hora, em latim, tudo de cor… ” diz.
Este é um projecto ao serviço da Liturgia do Santuário de Fátima com o objectivo de “melhorar a qualidade artística de cantar em celebração”. Mas, “eu sei que para se cantar melhor em celebração tem que se ter outras experiências fora, para se conseguir atingir outros objectivos”. Daí os concertos.
No futuro, o objectivo é “fazer articulação entre este coro e o outro do santuário, alguns destas crianças que cresçam e queiram continuar a cantar, podem fazê-lo no outro”.
Repertório
“Hoje fizemos uma estreia cantaram aquilo que será o hino dos pastorinhos para cantar no aniversário”. Importante ” salienta o maestro – é o repertório.
O coro canta repertório mais marcadamente infantil, reforçando a dimensão da mensagem de Fátima.
Em 2005, a Schola Cantorum gravou um CD com música para crianças, sobre a adoração. Este CD serve apenas para catequistas e comunidades com grupos de crianças.
Em 2006, o coro deverá gravar o repertório novo e original.