Uma conferência internacional que visa encontrar novos modos de enfrentar o problema da pobreza na Ásia, onde vive mais de metade da população mundial, está a decorrer em Londres.
Uma conferência internacional que visa encontrar novos modos de enfrentar o problema da pobreza na Ásia, onde vive mais de metade da população mundial, está a decorrer em Londres. O evento foi organizado pelo governo britânico, o Banco de Desenvolvimento asiático e o Banco Mundial. O principal objectivo é chamar a atenção para a Ásia, depois de um ano em que o mundo se concentrou na pobreza da África. Um dos principais pontos a discutir entre os políticos asiáticos e as organizações não governamentais são as estratégias para distribuir a riqueza de uma forma mais justa. Também se espera o anúncio de ajudas humanitárias durante o evento.
Os contrastes no continente asiático são extremos e o mundo ocidental concentra-se nas histórias de sucesso, das economias já amadurecidas ao crescimento explosivo de países como a China e a Índia. Mas na Ásia cerca de 650 milhões de pessoas vivem com menos de um euro por dia. Mesmo nos países com economias prósperas, muitas pessoas são excluídas.
Os organizadores da conferência dizem que a pobreza pode ser erradicada do continente asiático numa geração, mas para isso há necessidade de importantes reformas. Uma das grandes questões é como gerir o crescimento da Ásia de uma forma mais estável e inclusiva. Outras preocupações incluem: melhor protecção do ambiente, melhor infra-estruturas especialmente nas regiões mais pobres, e instituições públicas e financeiras mais fortes.