a declaração final do IV Fórum Mundial da Água, que decorreu no México, não correspondeu às expectativas que tinham sido criadas. a água é reconhecida cada vez mais como uma prioridade.
a declaração final do IV Fórum Mundial da Água, que decorreu no México, não correspondeu às expectativas que tinham sido criadas. a água é reconhecida cada vez mais como uma prioridade. Segundo Jamie Pittock, director do programa global da água do Fundo Mundial da Vida Selvagem (WWF), a declaração final do Fórum Mundial da Água “não acrescenta nada para melhorar a situação actual”. O acesso à água não foi definido como um “direito humano”, como queria a Bolívia, nem como “fundamental”, como pretendia a União Europeia.
a declaração sublinha “a necessidade de incluir a água como uma prioridade dos governos, particularmente como parte de estratégias nacionais para o desenvolvimento sustentado e a redução da pobreza”.
O fórum tem lugar cada três anos, contando com a participação de ministros e membros do governo de 140 países e mais de 10 mil especialistas. Foi frisada ” a importância da água para o desenvolvimento”, reconhecendo “o importante papel dos legisladores e autoridades locais em vários países para desenvolver um acesso sustentado à água e aos serviços de esgotos”.
Os ministros e representantes da américa Latina e as delegações europeias assinaram um “pacto estratégico” de cooperação entre as duas regiões para projectos relacionados com os recursos hídricos.
O V Fórum Mundial da Água vai ter lugar em Istambul, Turquia, em 2009.