Via-Sacra missionária chegou ao fim com dramatização de jovens que sensiblizou os peregrinos para as ameaças à floresta amazónica
Via-Sacra missionária chegou ao fim com dramatização de jovens que sensiblizou os peregrinos para as ameaças à floresta amazónica O Calvário Húngaro, em Fátima, foi palco de um apelo à proteção da amazónia, no final da manhã deste sábado, 15 de fevereiro. Um grupo de jovens ligados aos Missionários da Consolata aproveitou a conclusão da Via-Sacra missionária, nos Valinhos de Fátima, para sensibilizar os milhares de peregrinos que ali se encontravam para a necessidade e urgência de proteger a floresta amazónica.

através das suas palavras, vestes, pinturas faciais, representações de animais e florestas, os jovens fizeram referência às tribos indígenas que vivem sem contacto com a população, ou que, tendo tido esse contacto, optaram por viver de forma isolada. Os jovens chamaram a atenção para as ameaças à saúde, ao território e aos Direitos com que estes povos são obrigados a lidar.

Os peregrinos foram alertados para a problemática do abate de árvores, da extração de minério, e de toda a exploração de recursos de que aquele território é alvo. a exploração dura há quatro séculos e ainda não terminou, afirmaram os jovens missionários, alertando ainda para as consequências da construção de estradas e da perda da biodiversidade que lhe está associada.

as queimadas e os incêndios na floresta amazónica também foram alvo da atenção dos jovens missionários, que apelaram aos peregrinos para não fecharem os olhos a esta situação. a abordagem dos mais novos aos problemas da floresta amazónica acontece no âmbito do projeto anual dos Missionários da Consolata em Portugal, que este ano decorre com o tema Nós somos amazónia, a que apela a ofertas que possam contribuir para formar jovens indígenas.

Os 30 anos da beatificação de José allamano foram também assinalados pelos jovens com diversas mensagens do fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. O beato allamano foi representado por um jovem, que se moveu por entre a multidão de peregrinos, desdobrando extensas faixas de pano representativas dos cinco continentes.

O tema da peregrinação anual – atreve-te a seguir Jesus! – mereceu a atenção dos jovens, que pediram aos peregrinos que se atrevessem a recomeçar sempre, convidando os fiéis a alargar o coração e a deixar que a caridade entre nas suas vidas. Bernard Obiero, missionário de Consolata e representante da delegação portuguesa dos Missionários da Consolata na Região Europa, concluiu este momento nos Valinhos, deixando aos peregrinos uma mensagem de apelo e coragem. Para ser missionário é preciso ter fogo, disse o responsável. a peregrinação prossegue na tarde deste sábado, com Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, e com a consagração a Nossa Senhora, na Capelinha das aparições.