Mascarás de utilização comunitária, elaboradas em pano, com elásticos e cinco filtros substituíveis, podem agora ser adquiridas pelo valor de três euros, após encomenda, no Centro Comunitário de Inserção, situado na Rua Direita da Baixa de Coimbra.

O equipamento que coloca à venda estas máscaras “apoia diariamente muitas pessoas” desfavorecidas da região de Coimbra, que devido ao “flagelo da pandemia (…) viram-se obrigadas a ficar em casa”, lidando agora com uma quebra de rendimentos. Com o objetivo de continuar a “assegurar as necessidades de alimentação dos agregados familiares, principalmente das crianças”, a quantia reunida através da venda das máscaras reverterá para as famílias apoiadas por este centro.

Esta dinâmica dá forma à “Campanha máscara solidária”, criada com o propósito de dar uma resposta à procura de máscaras e de continuar a prestar apoio aos mais vulneráveis. “Todo o dinheiro angariado na venda de máscaras de tecido será totalmente revertido para a compra de alimentos frescos que serão doados às famílias carenciadas em decorrência da pandemia da Covid-19”, explicam os promotores da campanha, em comunicado. Entre os produtos frescos a comprar estão a “carne, peixe, iogurtes, frutas e legumes para estas famílias”.

O Centro Comunitário de Inserção é um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, um organismo humanitário da Igreja Católica que deixa uma mensagem de sensibilização à população. “A Cáritas de Coimbra apela à generosidade de toda a comunidade, que ao proteger-se a si e aos outros através das máscaras solidárias, poderá também estar a apoiar famílias, suprimindo as suas necessidades mais emergentes no decorrer da pandemia Covid-19.” As pessoas interessadas em adquirir máscaras comunitárias, e, ao mesmo tempo, apoiar os mais desfavorecidos da região de Coimbra devem fazer a sua encomenda através do número 239 855 840 ou do email ccinsercao@caritascoimbra.pt.