Uma campanha de angariação de fundos com vista à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) reuniu “quase 75 mil euros”. A quantia já foi utilizada “para dotar várias instituições de norte a sul do país com máscaras, luvas, fatos de proteção e outros equipamentos”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

 

A verba reunida traduziu-se na “encomenda de 60 mil máscaras, 100 mil luvas, 25 mil aventais descartáveis, 100 garrafões de cinco litros de álcool gel, 240 fatos impermeáveis e 240 batas impermeáveis”, adiantam os promotores da ação, no mesmo documento. Os novos EPI vão permitir aos organismos beneficiados “reforçar a segurança e proteção dos mais fragilizados e vulneráveis nestes momentos difíceis”.

 

Com o mote «Doar, para proteger quem cuida», a campanha teve lugar em todo o território nacional entre os passados dias 3 e 9 de abril. A iniciativa foi promovida pela Associação Portuguesa de Mutualidades (APM), em conjunto com a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), organismos que afirmam que as suas instituições trabalham atualmente num “complexo e difícil contexto”.

 

O tema da campanha foi escolhido com o propósito de “sensibilizar a população portuguesa para, com a ajuda de todos, se encontrar mais uma forma de combate às dificuldades de acesso à aquisição destes materiais tão necessários na luta contra a Covid-19”.