Numa altura em que os cidadãos são chamados a viver com distanciamento social, devido à atual pandemia, os elementos do ‘Grupo de Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Graça de Mora’, no distrito de Évora, decidiram pegar no telefone e prestar acompanhamento a cerca de 100 pessoas.
Estão a ser acompanhados os cidadãos “que moram sós, estão doentes, ou vivem de alguma forma isolados”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado, adiantando que o projeto não se limita à comunidade de Mora, chegando também até “pessoas das comunidades de Pavia e Malarranha”.
Além de fazerem companhia àqueles que se encontram mais sós, os jovens envolvidos nesta iniciativa partilham entre si a experiência de cada chamada. Os envolvidos na iniciativa afirmam que as chamadas têm sido “singulares e emocionantes”, e “todos saem mais enriquecidos e afetivamente vinculados”.
O ‘Grupo de Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Graça de Mora’ existe há dois anos. Segundo os membros do grupo, a história do grupo tem sido pautada por uma “profunda aprendizagem, integração, dinamismo e amadurecimento”, tendo “desenvolvido e testemunhado o verdadeiro sentido de comunidade”.