Uma empresa do Porto, especialista em serviços digitais, criou um sistema informático para facilitar a entrega de um suporte económico de emergência, atribuído pelo governo da Namíbia a cerca de 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, por causa da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Os beneficiários precisam apenas de ter um telemóvel para receber a ajuda, sem sair de casa.
Na sequência das medidas para evitar a propagação do vírus, e para garantir a saúde e bem-estar dos cidadãos, o governo namibiano desenvolveu um programa de suporte económico à população, através de um rendimento único de emergência, que visa apoiar todas as pessoas em situação vulnerável devido à pandemia.
Para facilitar a entrega, sem que os beneficiários tenham que sair de casa, a Readiness IT, em parceria com uma operadora de telecomunicações, criou um sistema que consiste no envio de uma mensagem para o número de serviço e a introdução de alguns dados pessoais e bancários, que serão depois validados pelo sistema. Se a pessoa estiver apta a receber o apoio financeiro estatal, a verba será transferida para a sua conta bancária, explicou a empresa.
Este é mais um exemplo da forma como Portugal está a aproveitar as novas tecnologias para desenvolver respostas de combate à Covid-19. Recorde-se, que num relatório recente, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) colocou Portugal na liderança dos países com mais respostas diferenciadoras. Dos 148 projetos inovadores em todo o mundo, 17 são portugueses, o que corresponde a cerca de 11 por cento do total.