Os elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Pré-Escolar e Ensino Básico de Silves (APAESilves), no distrito de Faro, decidiram lançar uma campanha de recolha de equipamentos informáticos. Os bens angariados serão entregues “aos alunos que deles dependam para garantir o acesso às atividades letivas, e de acordo com um levantamento prévio de necessidades e prioridades”, explicam os promotores da campanha, em comunicado.

Entre os materiais a doar estão “computadores, tablets, monitores e impressoras”, que podem estar em estado “novo ou usado”, e que podem ser doados ou emprestados. Os responsáveis pela iniciativa adiantam que os cidadãos também podem prestar “outra forma de apoio que considerem adequada, como assinaturas de internet”, por exemplo.

Com o nome “Silves – Ensino sem distância”, a campanha deixa um apelo – “Faça a diferença na vida de uma criança”. Os promotores da iniciativa apelam “à participação de todos, empresas e particulares, para que contribuam com o que lhes for possível”, e “para que espalhem a palavra”.

“A ajuda de todos é preciosa! Colabore! vamos trabalhar para fazer a diferença na vida de muitas crianças”, referem os elementos da APAESilves. A campanha surge no contexto da atual pandemia, que está a fazer com que o terceiro período letivo chegue aos alunos através das plataformas digitais.