O material médico em alguns dos postos de saúde do distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe, está a ser reforçado “através da entrega de bens de limpeza, higiene e segurança, como é o caso das viseiras”. A entrega destes bens está a ser levado a cabo pela Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que nesta missão conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O Estado de Emergência tem sido declarado São Tomé e Príncipe, e “os centros de saúde são obrigados a adotar medidas preventivas, mas carecem de material para levar a cabo esta missão”, explica a Helpo, em comunicado, adiantando que este apoio é para se manter. “Continuaremos a prestar o nosso apoio naquelas que são as necessidades mais prementes junto das populações mais vulneráveis”, afirma a organização nacional.
Além desta iniciativa ter já beneficiado três postos de saúde do distrito de Lembá – Neves, Santa Catarina e Diogo Vaz – está também a beneficiar igual número de creches na mesma região, através da entrega de “produtos de higiene e limpeza para a prevenção da Covid-19”, adianta a Helpo.