As atuais medidas de contenção da pandemia “impedem as crianças e suas famílias de saírem de casa, impossibilitando-as” de participar na ‘Peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima’, realizada a 10 de junho, referem os serviços de comunicação do templo mariano. No entanto, “a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na ‘abertura e transformação do coração em Deus’”, indica o templo da Cova da Iria.
Esta peregrinação é habitualmente antecedida por uma campanha, que decorre ao longo do mês de maio, e que este ano se vai manter, apesar das contingências. A proposta dirigida às crianças é o resultado de um trabalho do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, e tem como tema – «Peregrinação do coração: a alegria de ser santo». O itinerário tem em consideração que este ano é assinalado o centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e os 100 anos da morte de Santa Jacinta Marto.
É neste contexto que o Santuário de Fátima fará chegar, em suporte digital, para depois ser impressa, uma banda desenhada que as crianças devem completar. A banda desenhada apresenta cinco etapas, e, “para complementar, semanalmente será lançado um vídeo” no website do Santuário de Fátima. Durante cinco semanas, as crianças serão “desafiadas a pequenas tarefas semanais que culminam com a representação do próprio coração, como oferta a Deus”, explicam os dinamizadores do projeto, deixando um pedido. “Que esta proposta, a ser acolhida e realizada por cada criança individualmente ou em família, possa ajudar a tornar o coração de cada um mais belo, à semelhança do coração de Maria, cheio da luz de Deus.”