Até ao final deste ano, o Centro Social e Paroquial de Requião, situado em Vila Nova de Famalicão, tem em curso o projeto ‘Cuidar em casa’. A iniciativa está já a beneficiar pessoas com mais de 59 anos de idade, que se encontram em situação de isolamento, que não disponham de um cuidador assíduo, que carecem de intervenção imediata tendo em conta o seu diagnóstico, e que sejam residentes na área de ação do centro social.
Esta iniciativa conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, e é levada a cabo por “uma equipa composta por duas enfermeiras, uma fisioterapeuta, uma assistente social, uma técnica superior de educação social, um animador e uma coordenadora do projeto”, informam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.
O projeto visa levar até aos idosos um “serviço de apoio domiciliário e centro de dia de qualidade, na prestação especializada de serviços de enfermagem, fisioterapia e a implementação de programas educativos de higiene, desinfeção e prevenção de doenças contagiosas e infeciosas, em contexto habitacional”.
A iniciativa é ainda um meio para “promover as relações de proximidade, confiança, respeito e interconhecimento entre a equipa do projeto e os agentes locais, potenciar a autonomia dos idosos visando o seu bem-estar biopsicossocial e promover a adoção de comportamentos e hábitos individuais de segurança na prevenção de doenças transmissíveis”.