“Cestas de bens alimentares e kits de higiene e de primeira necessidade” vão ser entregues a 670 famílias carenciadas de El Salvador, com o objetivo de atenuar as dificuldades que surgiram na sequência das medidas de contenção da atual pandemia provocada pela Covid-19.
A oferta será levada a cabo pela ‘Oikos – Cooperação e desenvolvimento’, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, conjuntamente com a sua parceira local – ADES – e com o apoio de nove organizações juvenis daquele país da América Central.
Os bens serão entregues a agregados familiares desfavorecidos que “viram os seus rendimentos anulados ou reduzidos e que não beneficiam de qualquer proteção social através de apoio estatal”, explicam os envolvidos na ação solidária, em comunicado. Aos 11 municípios abrangidos por esta ação será também entregue “material informativo sobre saúde emocional, medidas de prevenção e identificação dos sintomas da Covid-19”.
Esta oferta assume especial importância num país com “um dos índices de violência mais elevados na América Latina”, onde os jovens se tornam as suas principais vítimas. Neste contexto, esta doação “reforça as capacidades de liderança das organizações juvenis e contribui para o seu reconhecimento na comunidade como atores-chave nos processos de desenvolvimento”.