O projeto ‘És(cola) Ciência’ inicia as suas ações piloto durante dois anos letivos no próximo mês de setembro. A iniciativa visa “auxiliar no combate ao problema social do insucesso escolar na região [Baixo Alentejo], demonstrando cientificamente que, através da introdução de atividades lúdico-científicas de ciência na escola se promove o sucesso escolar no segundo ciclo do ensino básico”, explicam os responsáveis pelo projeto, em comunicado.
Os promotores desta iniciativa pretendem que esta possa contribuir para “valorizar a escola e a aprendizagem, promover o desenvolvimento académico, profissional e cultural dos jovens, com o intuito das sociedades futuras serem mais justas e equilibradas, com cidadãos civicamente mais ativos e ambientalmente conscientes”.
A iniciativa está delineada para se tornar numa estratégia educativa complementar baseada no pensamento científico, tornando-se numa aposta para a promoção do sucesso escolar. O projeto foi recentemente financiado pelo ‘Programa de Parcerias para o Impacto’ do Portugal Inovação Social, no domínio do Empreendedorismo Social.
O projeto inovador é promovido pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), e conta com o suporte da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMAS) de Beja, na qualidade de investidor social, bem como com o apoio da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.