O ‘Mercado social’ do Centro Comunitário de Inserção, uma resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra localizada na baixa da cidade dos estudantes, abriu portas esta semana com o objetivo de reunir fundos para apoiar as famílias que estão em sofrimento devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19.
Neste espaço, os visitantes podem encontrar “sacos para utilizar na praia, carteiras, máscaras infantis e muitos outros”, destacam os serviços de comunicação do organismo humanitário da Igreja Católica, alertando para a problemática da pobreza que está a atingir muitos cidadãos.
“Inúmeros pedidos de apoio para pagamento de faturas de água, luz, gás, e internet são mais uma das consequências da pandemia da Covid-19. São faturas que as famílias têm feito chegar ao Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas de Coimbra e que têm valores mais elevados que o habitual, atendendo ao facto de, por um lado, as famílias se encontrarem mais tempo em casa e haver mais consumo, mas também pelo facto de as entidades que fornecem estes serviços não os cortarem e deixarem acumular os valores de faturação”, explicam os promotores do ‘Mercado social’.
Neste momento, a preocupação dos profissionais do Centro Comunitário de Inserção da Cáritas de Coimbra “é o pagamento das contas” dos cidadãos que a eles recorrem. “Estão já a chegar os avisos de corte que não foram feitos durante o estado de emergência devido ao surto do coronavírus e é agora imperativo não deixar que as famílias fiquem sem água, luz ou gás”, indica a instituição, apelando à solidariedade dos portugueses. “Com a ajuda de todos será possível uma vez mais apoiar estas famílias que se encontram a passar por grandes dificuldades”, referem.