‘Missão Dom Bosco’ é o nome de um recente fundo solidário promovido pela congregação salesiana. A iniciativa é dinamizada pela Fundação Salesianos, com o objetivo de apoiar “projetos e ações que visam criar respostas sociais para as crianças e jovens vulneráveis e suas famílias, em Portugal e no resto do mundo”, explicam os promotores do projeto, em comunicado. No âmbito deste novo fundo, e face ao atual contexto de pandemia, a resposta dos salesianos assume diversas frentes.
“Os Salesianos de Dom Bosco estão a fornecer informação promotora de segurança às suas comunidades sobre o impacto do vírus bem como a promover dicas de prevenção através de campanhas, posters e banners online. Muitas organizações Salesianas já lançaram iniciativas de angariação de fundos para responder às necessidades básicas como alimentação e kits de saúde. Também em países em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco têm mobilizado os seus centros de costura e estudantes para fabricarem máscaras para hospitais locais, membros da comunidade e para os que estão em programas Salesianos”, explica a congregação, em comunicado.
Têm também sido distribuídos “kits de higiene e outros abastecimentos para os que mais precisam”. “Os kits de higiene e segurança sanitária incluem sabão, detergente líquido para lavar as mãos, máscaras, absorventes sanitários e outros artigos de higiene. Em muitas áreas, campanhas educacionais também estão a ser levadas a cabo para comunicar a importância da lavagem das mãos e higiene adequada. Estes e outros programas são particularmente críticos para pessoas em risco que não têm capacidade de participar no distanciamento físico – como são exemplo os trabalhadores migrantes, trabalhadores diários, órfãos, refugiados em campos e outros grupos vulneráveis”, explica a congregação. O fundo ‘Missão Dom Bosco’ encontra-se online desde o passado dia 13 de junho.