Portugal está entre os sete países que foram distinguidos na edição deste ano dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas, por ter automatizado a Tarifa Social Automática de Energia, um programa que fornece energia elétrica e gás natural com taxas reduzidas às famílias com baixos rendimentos e beneficia mais de 800 mil agregados familiares.
“O prémio agora atribuído pela ONU para a Agência para a Modernização Administrativa prende-se com a disponibilização de uma plataforma de interoperabilidade através da qual se cruzam dados detidos pelas diversas entidades da administração pública, com vista à concessão da Tarifa Social de Energia. Isto permite que não tenham de ser as famílias a ter que apresentar a documentação. Pelo contrário, através desta plataforma, as entidades administrativas obtêm entre si as informações”, reagiu a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
A divulgação dos premiados foi feita esta terça-feira, 23 de junho, data em que se assinala o Dia do Serviço Público das Nações Unidas. Além de Portugal, foram distinguidos serviços no Brasil, Bangladesh, Botswana, México, Coreia do Sul e Espanha. A seleção dos vencedores foi feita pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU, com base nos projetos “mais inovadores e eficazes da administração pública”.