A Associação Novo Olhar II e a Câmara Municipal da Marinha Grande estabeleceram uma parceria para garantir alojamento provisório a pessoas sem-abrigo no concelho, disponibilizando uma casa com capacidade para acolher seis moradores, no Bairro do Camarnal.
“Temos muitas situações de miséria humana e algumas destas pessoas vivem em casas, mas são habitações abandonadas, cheias de lixo. Outras dormem em carros. Ver estas situações causava-nos um vazio em termos de intervenção”, explicou à agência Lusa o presidente da Novo Olhar II.
Segundo Carlo Melo, os dois primeiros sem-abrigo já estão a viver na nova casa, que foi decorada para ser “confortável”, graças “à sensibilidade da vereadora e da presidente da autarquia” e ao “impulso” do Presidente da República, “que tem dado ênfase” a este problema.
“A ideia é ser um espaço de passagem. Iremos trabalhar a pessoa a todos os níveis e ajudá-la a reintegrar-se. Vamos estabelecer um prazo, que será reavaliado, e dar-lhes ‘skills’ [competências] e condições básicas que um ser humano deve ter. Eles terão de assumir as suas responsabilidades, como a limpeza da casa”, adiantou o dirigente.
Numa nota de imprensa divulgada pela autarquia, a vereadora da Ação Social, Célia Guerra, realçou que este projeto irá desenvolver “um trabalho de capacitação, educação, formação e inserção profissional e acesso a cuidados de saúde, com vista à dignificação e reintegração social” das pessoas abrangidas pela iniciativa.