pre-escolar

Pelo Menos 40 milhões de crianças em todo o mundo perderam um ano crítico de pré-escola por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e mostram o impacto da crise pandémica numa fase escolar essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

“A educação infantil constrói uma base sobre a qual todos os aspetos do desenvolvimento infantil dependem. Com a pandemia, essa base está sob séria ameaça, pois as interrupções estão a impedir as crianças de começar a educação da melhor maneira”, assinala a diretora executiva da agência, Henrietta Fore.

A educação pré-escolar é fundamental para fornecer às crianças proteção, estímulo e nutrição, e para desenvolver as suas capacidades sociais, emocionais e cognitivas, importantes ao longo da vida. Com o confinamento, muitos pais viram-se obrigados a tentar equilibrar o cuidado dos filhos com o trabalho, com maior peso para as mulheres que, em média, gastam três vezes mais tempo em cuidados e tarefas domésticas do que os homens.

Dos 166 países estudados pelo UNICEF, menos da metade oferece programas de pré-escolar gratuitos por pelo menos um ano. Entre os países de baixos rendimentos, o número cai para apenas 15 por cento. Para Henrietta Fore, é urgente o reforço de medidas, por parte dos governos e dos patrões, para fortalecer a força do trabalho e os sistemas de proteção social: “As famílias precisam do apoio de seus governos e patrões, para enfrentar esta tempestade e proteger a educação e o desenvolvimento de seus filhos”.