O final de um ano letivo é sempre um momento de balanço, mesmo que uma parte dele não tenha decorrido de forma presencial devido à atual pandemia. No caso do Colégio de Amorim, em Póvoa de Varzim, o balanço de um ano escolar é uma oportunidade para fazer uma avaliação globalmente positiva do projeto Eco-Escolas.
O estabelecimento de ensino do norte de Portugal dinamizou no último ano letivo diversas atividades que “permitiram sensibilizar e mobilizar os alunos para a causa ambiental e para a importância da sustentabilidade”, conforme se pode ler num comunicado da Lipor. Exemplos dessas ações foram a criação do lounge com materiais recicláveis, e a comemoração do Dia Mundial da Floresta com a plantação de árvores na Via B, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A escola mobilizou-se também para a criação de uma horta vertical e celebrou o Dia Europeu Sem Carros, entre muitas outras iniciativas, que foram concretizadas com o objetivo de “promover práticas sustentáveis no quotidiano dos alunos”.
Nas palavras dos próprios representantes do Colégio de Amorim fica bem presente o compromisso com as gerações futuras. “O objetivo passa por continuar a merecer a confiança da ABAE (instituição responsável pela entrega do galardão Eco-Escola) e, desta forma, continuar a dinamizar atividades que procurem fomentar na comunidade escolar hábitos cada vez mais sustentáveis”.
O projeto Eco-Escolas foi desenvolvido no Colégio de Amorim com os apoios do do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Associação Verdim.