Motivado pela fé e pelo desejo de rezar por si e pelos outros, Álvaro Calvente, de 15 anos, portador de uma deficiência intelectual, fez uma peregrinação a Santiago de Compostela (Espanha), acompanhado pelo pai e por um amigo da família. O Papa Francisco ficou impressionado com a força interior do adolescente espanhol e enviou-lhe uma carta de agradecimento.
“Obrigado por nos encorajar a caminhar e por convidar muitos outros a caminhar com você. No meio da pandemia que estamos a viver, com a sua sinceridade, alegria e simplicidade, você conseguiu colocar em movimento a esperança de muitas pessoas que conheceu ao longo do caminho ou através das redes sociais”, pode ler-se na mensagem do Pontífice, divulgada no site da diocese de Málaga.
Na missiva, o Papa agradece ao jovem pelo seu testemunho e pelas suas orações, sublinhando que ao ir em peregrinação, Álvaro incentivou muitas pessoas a peregrinar, “encorajando-as a não ter medo e a recuperar a alegria, porque ao longo do caminho nunca estamos sozinhos”.
O jovem vive no distrito de Huelin, em Málaga, é o sétimo de 10 irmãos, e membro ativo da Comunidade Neocatecumenal da sua paróquia. “Não obstante a sua deficiência, o jovem participa ativamente da vida paroquial. A sua experiência de fé, tão alegre, é um testemunho para todos os que o conhecem”, referem os serviços diocesanos.