Ao longo de um ano, “cerca de 5.600 pessoas” solicitaram os cuidados do ‘SOL – Saúde Oral em Lisboa’, um serviço da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que comemora esta semana o seu primeiro aniversário.
O ‘SOL’ nasceu a 20 de agosto de 2019, tornando-se nesse dia no primeiro serviço odontopediátrico de Lisboa, com o objetivo de “melhorar a prestação de cuidados de saúde oral dos mais novos”, conforme recorda a Misericórdia de Lisboa, em comunicado.
Em 12 meses, os dez médico-dentistas do ‘SOL’ realizaram “cerca de 16 mil consultas”. A especialidade mais requisitada foi a consulta de revisão/observação. A SCML refere que a atual pandemia “travou o aumento destes números, que podiam ser superiores, uma vez que o ‘SOL’ esteve encerrado cerca de três meses, atendendo apenas situações comprovadamente urgentes”.
O ‘SOL’ é um serviço gratuito, dirigido a crianças e jovens até aos 18 anos de idade, que residam ou frequentem um estabelecimento de ensino no concelho de Lisboa. A SCML destaca que esta resposta se assume, “cada vez mais, como um complemento ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.