Os jovens que residem nas proximidades dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, um local simbólico de vivências milenares situado no interior do concelho de Portimão, são convidados a fazer uma reflexão sobre os conceitos suscitados na primeira “Carta dos Direitos Humanos”, redigida no ano de 1948.
Esta dinâmica será dinamizada pela professora Isabel Macieira, dia 3 de outubro, das 10h00 às 12h30, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. A atividade vai decorrer com o tema “Tal como as pedras, todos somos iguais na diferença”.
Neste contexto, os participantes serão convidados a realizar um “registo gráfico e visual, sob a forma de frases, de poemas e desenhos, que irá resultar num trabalho coletivo do tipo mural”. O objetivo é que os participantes traduzam em “arte as suas reflexões sobre os direitos de igualdade e não descriminação”, explicam dinamizadores da iniciativa.
O encontro é promovido pela associação Partilha Alternativa e integra-se no programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos (DiVaM), dinamizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve. As pessoas interessadas em participar devem manifestar essa intenção através do envio de um email para fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt, com o conhecimento de oficinaeducativa@cm-portimao.pt.