“Vamos reinventar o plástico” é o nome de uma campanha que tem início esta sexta-feira, 18 de setembro, com o propósito de sensibilizar os consumidores portugueses para uma utilização responsável do plástico. A campanha é lançada no âmbito do Pacto Português para os Plásticos (PPP), uma iniciativa que conta com o envolvimento de várias dezenas de empresas e entidades da cadeia de valor do plástico, e que pretende chegar aos consumidores, com o objetivo de estimular a transição para a economia circular dos plásticos em Portugal.
“Só com a adesão dos consumidores portugueses ao ‘Pacto Português para os Plásticos’ será possível criar um futuro verdadeiramente sustentável e circular”, defende Pedro São Simão, coordenador da iniciativa. O PPP congrega mais de 80 entidades, onde se incluem marcas, produtores, retalhistas, recicladores, entidades gestoras de resíduos, Governo, universidades, organizações não governamentais, assim como a comunidade.
Os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometeram-se a atingir até 2025 diversas metas, como “garantir que 100 por cento das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis”, e “promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos”. Segundo Thais Vojvodic, da “Plastics Pact Network Manager”, da Fundação Ellen MacArthur, a perspetiva é só uma: “a de que o plástico nunca se torne lixo em Portugal”.