Duas dezenas de equipas de investigação espanholas vão estudar as diversas facetas da pandemia de Covid-19, ao abrigo de um plano especial de apoio, no valor total de 2,7 milhões de euros, concedido pela Fundação BBVA. Foram apresentadas quase 1.000 candidaturas.
As propostas foram analisadas por cinco comissões de especialistas, que decidiram conceder apoio a quatro projetos em biomedicina (250 mil euros a cada um), quatro em megadados e inteligência artificial (150 mil euros por projeto), quatro em ecologia e veterinária (100 mil euros cada), quatro em economia e ciências sociais (100 mil euros cada) e quatro em humanidades (75 mil euros por projeto).
No âmbito destes projetos, os mais de 400 investigadores envolvidos pretendem abordar, a partir de diferentes ângulos, os mecanismos da infeção, o seu diagnóstico e tratamento, assim como o seu impacto psicosocial e económico. Com esta campanha, que se junta a outras relacionadas com a Covid-19, a entidade patrocinadora procura contribuir para a descoberta de melhores ferramentas que permitam fazer frente a futuras pandemias.