Brasil e Portugal participam agora num “
”, que visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU).Vítor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro, destaca que “existem muitos títulos e catálogos sobre os ODS que ajudam a explicar os desafios na hora de concretizar as metas de desenvolvimento sustentável até 2030”. Por sua vez, Bruno Duarte Eiras, diretor adjunto da ‘Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas de Portugal’, destaca que os livros “têm o poder de auxiliar a compreender o mundo”.
O “
” conta com o apoio da Associação Internacional de Livreiros (IPA), e adota modelos já estabelecidos em países como a Noruega e a Indonésia, com vista à formação de novas gerações de líderes. O projeto leva à seleção de uma série de livros para crianças que se dedicam às diversas metas da Agenda 2030, e pretende alcançar milhões de crianças e jovens em todo o mundo, incentivando-as a contribuir para a implementação dos ODS.A iniciativa conta com o apoio institucional da República de Portugal, da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, assim como outras entidades do Brasil e de Portugal.
O “Clube de Leitura sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas” foi lançado na “Feira do Livro Infantil de Bolonha”, em 2019, e tem como público-alvo crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Este projeto existe nas seis línguas oficiais das Nações Unidas: árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.