Está de portas abertas em Cascais um centro de acolhimento para pessoas em situação de sem-abrigo. O novo espaço vai estar em funcionamento 24 horas por dia, com a particularidade de poder receber os animais de companhia das pessoas que vivem sem-abrigo. A estrutura oferece alojamento, alimentação, cuidados de saúde e higiene, canil e gatil.
O objetivo é “ir ao encontro das necessidades de cada uma das pessoas que serão, aqui, acolhidas e adaptar o processo de acompanhamento a cada situação, com vista à sua progressiva autonomia pessoal, social e profissional”, explicam os envolvidos no projeto.
A missão dos técnicos deste novo centro passará por “melhorar as condições de vida destas pessoas e integrá-las na sociedade”. A nova estrutura foi inaugurada pela Câmara Municipal de Cascais, em sinergia com outras entidades locais. A gerir esta estrutura vai estar a Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa.
Manuela Filipe, presidente da estrutura da CVP na Costa do Estoril, destaca a importância da iniciativa. “Este projeto é um desafio proposto pela autarquia que aceitamos com a mesma determinação com que sempre abraçamos novos projetos. Estamos conscientes da responsabilidade do impacto que terá nos seus beneficiários. Os dados de 2011 diziam-nos que tínhamos cerca de 700 pessoas sem-abrigo em território nacional, dados de 2017 mostram que este valor quase triplicou. Isto revela a importância de implementação de estruturas como esta. Um exemplo”, destacou a responsável.