Foto: Município de Silves

Os primeiros kits de compostagem vão ser entregues em Silves este sábado, 10 de outubro, no auditório exterior da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines. Além dos kits, as cerca de 70 pessoas inscritas na compostagem doméstica, vão receber formação sobre como utilizar o compostor.

Esta ação decorre sob o mote “Silves a compostar da serra até ao mar”, e é uma forma de celebrar o Dia Mundial do Habitat, uma efeméride assinalada a 5 de outubro, e que este ano se debruça sobre o problema dos resíduos e o potencial das tecnologias para transformá-los em riqueza.

Esta iniciativa é dinamizada pelo município de Silves que afirma ser “pioneiro no Algarve, no que diz respeito a compostagem doméstica e comunitária, numa aposta na preservação e proteção do ambiente e da eficiência energética”. Numa primeira fase deste projeto, são abrangidas as freguesias de São Marcos da Serra e de São Bartolomeu de Messines.

Os promotores desta ação destacam que a “correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental, pelo que, através deste projeto inovador, a autarquia pretende dar cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves”.