A diocese de Setúbal e a Câmara Municipal local prestam esta segunda-feira, 26 de outubro, a sua homenagem ao primeiro bispo sadino, Manuel Martins, com a celebração de uma Eucaristia, pelas 16h00, e a inauguração de uma estátua em honra do prelado, no Largo da Catedral. A homenagem assinala os 45 anos da sua ordenação episcopal.
Ordenado sacerdote em 1951, Manuel Martins foi o primeiro bispo a ser nomeado para a então recém-criada diocese de Setúbal, onde iniciou o seu ministério episcopal a 26 de outubro de 1975. “Nasci bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós – o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós”, disse, na ocasião.
Manuel da Silva Martins faleceu aos 90 anos de idade, a 24 de setembro de 2017, em Leça do Balio (Diocese do Porto), onde nasceu a 20 de janeiro de 1927. Antes, havia sido agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.
Segundo os serviços diocesanos, a participação na Missa desta segunda-feira está reduzida a convidados e à capacidade de acolhimento da Sé de Setúbal, de acordo com o limite de lugares e as normas da Direção-Geral de Saúde para a pandemia da Covid-19, sendo o uso de máscara é obrigatório. A comunidade é convidada a acompanhar as celebrações pelas redes sociais.