A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou recentemente duas campanhas de sensibilização na América Central para ajudar as pessoas que pretendem emigrar a tomar decisões seguras e informadas. O objetivo é evitar que os cidadãos abandonem os seus países iludidos com falsas promessas de trabalho ou se deixem cair nas malhas das redes de tráfico de seres humanos.
“Muitos migrantes estão a enfrentar as consequências das decisões que tomaram, as quais se basearam em informação falsa que circula nas redes sociais”, explicou Leonard Doyle, do Departamento de Imprensa e Comunicações da OIM, acrescentando que as iniciativas de apoio visam disseminar a informação correta através de pessoas em quem as comunidades confiam.
A primeira campanha (De boca en boca la gente se equivoca) foi lançada na Costa Rica e a segunda (Pensalo 2 veces) foi colocada online na Guatemala, Honduras e El Salvador. A criação destas plataformas surgiu após a OIM ter constatado que a incerteza relacionada com o contexto da pandemia está a aumentar o risco das pessoas jovens serem enganadas com ofertas e informações falsas, ou que caiam em redes de tráfico de pessoas ou de tráfico de migrantes.