O projeto “Inovação educativa” está a iniciar na Escola Comunitária São João de Deus, em Nampula, Moçambique, em parceria com os Missionários do Espírito Santo. “As construções da biblioteca escolar e da sala de laboratório no polo dois da escola, que tinham começado no mês de setembro, continuam a avançar com rapidez graças ao trabalho da equipa de construtores locais”, explicam os serviços de comunicação da Sol Sem Fronteiras (Solsef), uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, inspirada pelos Missionários do Espírito Santo.
Libertad Jiménez, técnica de projetos da Solsef, encontra-se no terreno a acompanhar a evolução do projeto. “Além de supervisionar as obras, a Libertad também esteve a ver, junto das equipas locais, as plantas das construções para definir o lugar onde os equipamentos serão colocados assim que as obras concluírem”, adianta a ONGD nacional.
A técnica de projetos da associação, e Alberto Tchindemba, sacerdote responsável pelo projeto no terreno, encontraram-se com representantes da Universidade Rovuma, situada em Nampula, com o “objetivo de estabelecer uma possível parceria para a implementação das formações incluídas no projeto”. Essas formações deverão contribuir para “melhorar a qualidade educativa da escola”. A concretização do projeto “Inovação educativa” torna-se possível graças ao resultado de campanhas de solidariedade da família espiritana, de uma campanha de Natal e do apoio da Misereor, uma organização sem fins lucrativos.