Um cubo dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) encontra-se patente no Parque Central da Amadora, no âmbito do compromisso da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), que tem em vista o cumprimento da “Agenda 2030: Transformar o nosso mundo”. O objetivo é sensibilizar a população para o trabalho em prol de “um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável”, conforme destacam os envolvidos na iniciativa.
O município da Amadora, membro fundador da RICD, tem atuado em prol da concretização da “Agenda 2030”, empenhando-se na mobilização da população para a concretização dos 17 ODS. Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, destaca a importância da iniciativa. “É preciso que todos se envolvam, se queremos ter um mundo mais igual, um mundo melhor, um mundo mais sustentável e, no fundo, um mundo que garanta um futuro quer para as gerações que aqui estão, quer para aquelas que amanhã lhes sucederão.”
A “Agenda 2030” consiste num plano de ação em prol de um futuro sustentável para a população mundial, assente em 17 objetivos, apoiados em 169 metas, e que tem vista a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável a nível económico, social e ambiental, de maneira equilibrada. O cubo dedicado aos ODS surge no contexto da campanha “Rumo a 2030”, implementada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Câmara Municipal de Oeiras, com o financiamento do Instituto Camões.