Os sacerdotes da arquidiocese de Braga são convidados a oferecer pelo menos um livro da sua biblioteca pessoal para a biblioteca do Seminário Menor de Pemba, em Moçambique. São especialmente bem acolhidos livros de espiritualidade, estudos bíblicos recentes, dicionários de latim, documentos do Concílio Vaticano II, enciclopédias religiosas, história da Igreja, assim como literatura universal e clássica.
As ofertas devem ser deixadas nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga até ao próximo dia 15 de novembro. Esta iniciativa assume uma especial importância, uma vez o “acesso a literatura em português não é muito fácil”, em Moçambique, no geral, e na diocese de Pemba, em particular, o que “dificulta os hábitos e a diversificação das fontes de leitura”, explica o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB), promotor da ação.
A campanha acontece no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários, que está atualmente em curso, até ao próximo domingo, 8 de novembro, e vem acentuar uma ligação da arquidiocese de Braga, que assume uma cooperação missionária com a diocese de Pemba, através do no projeto “Salama”. No âmbito deste programa, todos os anos, uma equipa missionária portuguesa assume a paróquia moçambicana de Santa Cecília de Ocua, promovendo a cooperação, educação, saúde, evangelização e desenvolvimento.