As pessoas que vivem sem-abrigo em Lisboa encontram-se a ser vacinadas contra a gripe sazonal, no âmbito de uma campanha que deverá chegar até cerca de 700 cidadãos. Para Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a iniciativa deverá contribuir para que as urgências dos hospitais e dos centros de saúde não fiquem ainda mais sobrecarregadas.
Por sua vez, Manuel Grilo, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, lembra que “normalmente as pessoas em situação de sem-abrigo têm um conjunto de vulnerabilidades de saúde”, pelo que “é importantíssimo serem vacinadas agora contra a gripe”. A campanha vai passar por 14 pontos da capital portuguesa, tais como centros de alojamento, centros ocupacionais e núcleos de apoio alimentar.
A população que beneficiará desta ação tem um contacto reduzido com os cuidados de saúde, pelo que esta campanha assume uma especial importância. Depois de ter arrancado segunda-feira, 9 de novembro, esta ação prolonga-se até sexta-feira, dia 13. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) e a Câmara Municipal de Lisboa.
A organizar esta ação estão a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara de Lisboa e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, assim como entidades parceiras. Esta iniciativa cumpre-se desde 2016. No último ano, a campanha tornou possível a vacinação de 675 pessoas sem-abrigo.