Os jardins de infância Pimpolho, Por do Sol e Nova Esperança, em Lembá, em São Tomé e Príncipe, assistiram à construção de coberturas exteriores. A obra visa “promover atividades pedagógicas em espaço exterior e facilitar a higienização regular dos diversos espaços de jardim-de-infância”, no contexto da atual pandemia, conforme explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.
Carlita, uma das responsáveis pelo jardim de infância Por do Sol, destaca a importância da ação. “A iniciativa de construirmos a cobertura para proteger do sol foi boa, porque quando as salas estão com muito calor, podemos fazer atividades ao ar livre, na sombra, e com as crianças distantes umas das outras. É também muito bom para dividirmos as crianças em grupos mais pequenos para celebrações e ajuda a ter mais espaços para trabalhar com as crianças. Obrigada”, refere a responsável.
Estas estruturas foram construídas no âmbito do projeto “Valorização da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização dos recursos locais”. O projeto decorre no terreno com a participação a Helpo, uma ONGD portuguesa, e conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).