Está de portas abertas o “Centro de Transformação Agroalimentar José Lima”, localizado em Casa do Meio, na Ilha de Santo Antão (Cabo Verde). Inaugurado esta semana, o novo espaço disponibiliza “uma cozinha comunitária, permitindo a grupos de mulheres da comunidade de Casa do Meio a possibilidade de proceder à transformação de produtos agroalimentares para posterior venda”, explicam os envolvidos no projeto, em comunicado.
A infraestrutura não abriu portas sem que antes se tivesse realizado uma “ação de formação em que os participantes puderam atualizar os seus conhecimentos sobre práticas de transformação agroalimentar”, adiantam as organizações envolvidas nesta ação. A abertura deste centro de transformação agroalimentar aconteceu no âmbito do projeto “Jovens Agricultores de Casa do Meio”, desenvolvido pela “Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM”.
O projeto conta com o cofinanciamento do Instituto Camões, e com a parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde e da Associação dos Jovens Agricultores da Zona Periurbana de Porto Novo. O novo espaço foi inaugurado na última terça-feira, 1 de dezembro.