A existência de famílias a viver em “casas de caniço cobertas com uma chapa de zinco, sem o mínimo de condições de higiene e segurança para as crianças”, motivou os responsáveis pela Associação Voluntária de Mães e Crianças Carenciadas (AVOMACC), sediada em Moçambique, a lançar uma campanha para reunir fundos para acabar ou, pelo menos, aliviar este problema.
A campanha surge no contexto da atual quadra natalícia e é designada “Uma casa feliz”. Os dinamizadores da ação explicam, no cartaz de divulgação da campanha, que neste Natal gostavam muito de “poder construir uma casa feliz para as famílias mais carenciadas” apoiadas pela associação.
Os donativos realizados serão depois utilizados para comprar “areia, blocos, cimento, chapas de zinco e pedra”, todos eles “materiais necessários à construção de uma pequena casa”, conforme indicam os promotores da iniciativa. “O seu contributo construirá, literalmente, casas e vidas melhores”, asseguram os elementos da associação.
“Faça parte da realização de mais este sonho. Juntos construiremos casas e vidas melhores para as famílias da Avomacc! Obrigado pela sua ajuda”, referem os responsáveis pela associação fundada em 1998 por Maria Alice Miranda, uma religiosa Doroteia, e por um grupo de mães e mulheres desfavorecidas com crianças desnutridas, residentes em vários bairros do município da Matola.