A pobreza e as dificuldades geradas pelas medidas de contenção da Covid-19 levaram os responsáveis pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, a dinamizar a campanha “A solidariedade torna-nos irmãos!”
Esta ação coloca à venda um “pack solidário”, que contém no seu interior uma régua, dois lápis, uma borracha e uma afia, pelo valor simbólico de um euro. Na embalagem é possível ler uma mensagem de alento e esperança – “Mede a tua fraternidade, afia a tua atenção ao próximo, apaga as injustiças, desenha um mundo melhor!”
A quantia reunida através da venda destas embalagens com material escolar será utilizada para “criar um fundo solidário, destinado à aquisição de bens essenciais que serão entregues, em forma de cabaz, a cada uma das famílias identificadas” pela escola, conforme explicam os serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris).
A campanha vai assim colocar a comunidade escolar a ajudar-se entre si e motivar a preocupação pelos mais frágeis, sem esquecer a proteção do planeta, motivo pelo qual os packs solidários “são 100 por cento ecológicos”. Os dinamizadores desta ação destacam que as pequenas embalagens de material escolar podem ser um contributo para viver de uma forma “mais simples e ecológica, sem esquecer que o maior presente da vida é estar presente”. “Esse é verdadeiramente o sentido do Natal”, frisam.