Encontra-se atualmente em curso um inquérito online, designado “Portugal e o desenvolvimento global”. O questionário digital pode ser preenchido por qualquer cidadão, e tem como objetivo conhecer “o que pensam os portugueses sobre o desenvolvimento global”, conforme explicam em comunicado os envolvidos nesta ação.
A iniciativa é um meio para “recolher informação sobre as perceções dos portugueses no que respeita ao processo de desenvolvimento global, os seus níveis de conhecimento e envolvimento”. Através do questionário pretende-se “analisar quais os conhecimentos, perceções e opiniões sobre alguns temas, políticas e questões ligadas ao desenvolvimento global”, esclarecem os promotores da iniciativa.
Os dados recolhidos, bem como a sua análise, serão “compilados num relatório e partilhados na esfera pública”. A informação reunida deverá assim contribuir para “aumentar o conhecimento sobre as posições dos portugueses e para formular recomendações para a melhoria do contributo de Portugal para o desenvolvimento”.
O questionário surge no âmbito do projeto “Coerência na presidência”, o qual é promovido pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e com a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Solidariedade (CIDSE). O projeto é cofinanciado pelo Instituto Camões.