Os cidadãos nacionais encontram-se atualmente mais preocupados com o ambiente, indica um inquérito levado a cabo pela Marktest em colaboração com a Sociedade Ponto Verde (SPV). Com o nome “Radar da reciclagem”, o relatório vem mostrar que nove em cada dez inquiridos reciclam embalagens.

Depois da reciclagem, o comportamento mais adotado pelos cidadãos em prol do meio ambiente diz respeito à diminuição da utilização de plástico. O estudo vem ainda revelar que 89 por cento dos inquiridos estão atualmente mais alarmados com os problemas ambientais do que há dez anos.

“Num registo totalmente espontâneo, os portugueses identificaram três grandes problemas ambientais que os preocupam: poluição, proteção marinha e aquecimento global”, indicam os autores do estudo, citados pelos serviços de comunicação da Sociedade Ponto Verde. O inquérito envolveu a realização de 1.004 entrevistas a pessoas residentes em Portugal continental, com idades entre os 15 e os 64 anos, entre os passados dias seis e 17 de novembro.