Ao longo de dois dias, 30 jovens envolveram-se na primeira ação de reflorestação na Herdade da Ribeira Abaixo, em Grândola, distrito de Setúbal. A ação de reflorestação revelou-se também um “espaço de partilha e aprendizagem que envolveu momentos de capacitação”, ações de implementação de medidas de adaptação, e observação e contacto com a natureza, conforme destacam os serviços de comunicação da ‘Vida’, uma organização não governamental portuguesa promotora de um “desenvolvimento sustentável e justo”.
Os participantes envolveram-se ainda numa “reflexão em grupo sobre os limites, desafios e soluções para uma vivência em maior harmonia com a Casa Comum”, acrescenta a ONG nacional. A iniciativa permitiu “plantar 550 árvores de seis espécies diferentes em zonas húmidas e zonas secas, e semear 500 bolotas diretamente no solo”, avança a ‘Vida’, num comunicado divulgado segunda-feira, 21 de dezembro.
Esta ação contou com a presença de elementos do “Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes – ce3c” e da “Eco Interventions”. A intervenção decorreu em parceria com a “2adapt”, no âmbito do projeto “1Planet4All”, financiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Camões.