Igreja de Nossa Senhora das Salas mostra jóias e alfaias oferecidas, ao longo dos séculos, à Virgem.
Igreja de Nossa Senhora das Salas mostra jóias e alfaias oferecidas, ao longo dos séculos, à Virgem. a Igreja de Nossa Senhora das Salas, em Sines, mandada construir no início do século XVI pelo descobridor Vasco da Gama, reabre hoje ao público, apresentando pela primeira vez o seu tesouro, constituído por jóias oferecidas à Virgem.
O tesouro, que representa a sexta unidade da Rede Museológica da Diocese de Beja, vai dar a conhecer pela primeira vez as várias dezenas de jóias e alfaias que foram oferecidas ao longo dos séculos à imagem da Virgem.
Do núcleo fazem ainda parte peças provenientes de outros monumentos religiosos do concelho de Sines, como o convento de Santo antónio e a ermida de Santa Catarina, já desaparecidos.
a ermida de Nossa Senhora das Salas, santa padroeira dos pescadores, foi construída por ordem de Vasco da Gama, abriu ao culto em 1529, já depois da morte de Vasco da Gama, ostentando na frontaria as suas armas e uma inscrição gótica que evoca os seus títulos de conde de Vidigueira e vice-rei da Índia.
a 15 de agosto, celebram-se os festejos religiosos em honra desta padroeira. Do programa faz parte a procissão das velas, na noite de 14 de agosto e a procissão do Mar (com a saída das embarcações de pesca do concelho engalanadas e transportando a santa a bordo).