Há dez novos compostores comunitários instalados na cidade de Lisboa. É agora possível encontrar estes equipamentos em jardins municipais nas freguesias de Arroios, Marvila, Parque das Nações, Alcântara, Estrela, Avenidas Novas, Alvalade, Carnide, Benfica e São Domingos de Benfica.
Estes equipamentos “produzem composto e permitem reduzir a quantidade de resíduos que acabam no lixo indiferenciado”, conforme destacam os serviços de comunicação do município de Lisboa. Esta resposta é especialmente dirigida para “quem não tem espaço para um compostor doméstico” na sua habitação.
As pessoas interessadas em utilizar estes equipamentos devem inscrever-se no website “Lisboa a compostar”. Depois de participarem numa oficina dedicada ao funcionamento destes equipamentos, os cidadãos recebem uma chave de acesso ao compostor, o qual é gerido pelos serviços de Higiene Urbana da autarquia, em colaboração com o Ambiente e Espaços Verdes, e as juntas de freguesia.
Depois do processo, o composto “é distribuído entre os participantes, e utilizado nos espaços verdes na cidade como fertilizante”. A iniciativa visa a “redução dos resíduos produzidos” e a promoção da economia circular. A capital portuguesa passa assim a contar com um total com 15 compostores comunitários. Em Lisboa, são cerca de 4 mil aqueles que atualmente fazem compostagem de resíduos orgânicos.